O que a fita métrica indica sobre a sua saúde?

A medida da circunferência abdominal é uma preocupação mundial, podendo gerar diversos problemas de saúde. 

A população que apresenta circunferência abdominal com valores acima dos preconizados pelo International Diabetes Federation (de 80 a 88 cm para mulheres e de 94 a 102 cm para homens) vem crescendo ano a ano, o que constitui um marcador antropométrico para o aparecimento de fatores de risco cardiovasculares, tais como intolerância à glicose, diabetes tipo 2, dislipidemia, hipertensão arterial, entre outros. 

Uma das estratégias para prevenir e controlar o aumento da circunferência abdominal é a melhora do padrão dietético global, que tem um papel muito mais significativo do que um determinado nutriente de forma isolada. Traduzindo: a atenção nutricional deve ser voltada para a qualidade da alimentação como um todo e não apenas para um alimento, como "vilão ou mocinho" da sua saúde.

Atente-se para os principais fatores que contribuem para o quadro de circunferência abdominal elevada:

- Jejum prolongado entre as refeições;

- Carboidratos altamente processados e que promovem respostas glicêmicas elevadas após a sua ingestão;

- Ingestão de gorduras mais saturadas.

Para promover melhora do quadro é necessário modificar o estilo de vida e adotar uma dieta anti-inflamatória, com a introdução de alimentos que promovam respostas metabólicas que controlam os fatores de risco observados. A ingestão de fibras solúveis e derivados lácteos desnatados podem contribuir favoravelmente. 

É importante salientar que ter um peso metabolicamente saudável, sem dúvida, é uma prioridade, porém, isso precisa ser feito com qualidade nutricional, garantindo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano. 

Está dado o alerta: circunferência abdominal acima dos valores recomendados pelas entidades científicas é um fator de risco que pode ser modificado por mudanças no estilo de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas